segunda-feira, 30 de junho de 2008

Hermann Hesse



Contista, poeta, ensaísta e editor de importantes obras da literatura alemã, Hermann Hesse nasceu em 2 de julho de 1887 na pequena cidade de Calw, na Alemanha. Filho de um missionário, pregador pietista, Hesse passou a infância na sua cidade e de 1881 a 1886 viveu na Basiléia. Freqüentou em 1890 a escola de Latim em Goppingen, diplomou-se em 1891, mas interrompeu os estudos de Teologia, fugindo do seminário de Maulbronner. Trabalhou como livreiro e como antiquário, dedicando-se exclusivamente à literatura a partir de 1903. Desencantado com a civilização européia, viajou para a ìndia em 1911 a fim de conhecer a vida do Extremo Oriente. Pacifista, lutou contra "a loucura sangrenta da guerra". Em seus textos, Hesse procurou se manter fiél às tradições literárias românticas e clássicas, em contraposição à "era folhetinesca" e propagandística. Esta índole romântica, mais sua tendência para a análise psicológica caracterizaram as primeiras obras de Hesse, como Peter Camenzind e Demian. Sonho de uma flauta, Sidarta, O lobo da estepe, Narciso e Goldmund e O jogo das contas de vidro são algumas das muitas obras do escritor alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e morreu em 9 de agosto de 1962.

Clube do Livro na Net!!!!

Olá meus queridos amigos!
Já estava na hora de entrarmos na era digital!
Este é um espaço para "viajar" nos textos que estamos lendo, ou naqueles que já fizeram parte dos nossos encontros regados a pão de queijo.
Aqui a gente vai poder se encontrar mais (espero que todos os dias...) prá trocar figurinhas.
Vamos postar notícias, novidades, impressões, reflexões ... Vale também receita de bolo, horóscopo do dia, dicas de maquiagem.
Este espaço é N O S S O ! ! !
Bem-vindos, blogueiros!