segunda-feira, 30 de junho de 2008

Hermann Hesse



Contista, poeta, ensaísta e editor de importantes obras da literatura alemã, Hermann Hesse nasceu em 2 de julho de 1887 na pequena cidade de Calw, na Alemanha. Filho de um missionário, pregador pietista, Hesse passou a infância na sua cidade e de 1881 a 1886 viveu na Basiléia. Freqüentou em 1890 a escola de Latim em Goppingen, diplomou-se em 1891, mas interrompeu os estudos de Teologia, fugindo do seminário de Maulbronner. Trabalhou como livreiro e como antiquário, dedicando-se exclusivamente à literatura a partir de 1903. Desencantado com a civilização européia, viajou para a ìndia em 1911 a fim de conhecer a vida do Extremo Oriente. Pacifista, lutou contra "a loucura sangrenta da guerra". Em seus textos, Hesse procurou se manter fiél às tradições literárias românticas e clássicas, em contraposição à "era folhetinesca" e propagandística. Esta índole romântica, mais sua tendência para a análise psicológica caracterizaram as primeiras obras de Hesse, como Peter Camenzind e Demian. Sonho de uma flauta, Sidarta, O lobo da estepe, Narciso e Goldmund e O jogo das contas de vidro são algumas das muitas obras do escritor alemão que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1946 e morreu em 9 de agosto de 1962.

4 comentários:

Márcia disse...

Estou no início da leitura , e gostando muito ... até aqui , sinto que não é um livro qualquer ... adorei a escolha .

Márcia disse...

visitem a página www.releituras.com.br e vejam uma ilustração que fiz ,para um poema de Mário Quintana ...meu nick lá é manih ...neste site ,ale´m da minha ilustração , vcs vão encontrar uma porção de textos excelentes .
estou feliz com o blog , Elisa...

Márcia disse...

elisa, socorro ! eu não sei postar nada aqui ... aliás,eu posso ?
os outros livros que já lemos e que eu lembro foram : Rei Lear, Fedra, Antígona , Crônicas de uma morte anunciada , Tereza Batista ( eca) ,e ...não lembro mais

Márcia disse...

Acabei a leitura e como acontece sempre que gosto de algum livro ,parece que perdi alguns parentes ...amigos ... tentei prolongar a leitura , ler mais lento prá ver se não acabava ... mas acabou . E começou uma nova história em mim , que agora elaboro e faço a "digestão" do manjar lido . Cris, você tem razão quando diz que teremos muitas coisas para discutir e conversar sobre este título ...